Entenda os benefícios proporcionados ao seu organismo por meio de uma prática nascida na Polônia, a Ginástica Laboral.

O local de trabalho costuma ser um ambiente no mínimo hostil ao funcionário: a cadeira nem sempre tem um encosto confortável para o quadril e a coluna ou a altura da mesa não é adequada à envergadura da pessoa, prejudicando a digitação e o uso do mouse. Raro um local de trabalho onde todos são contemplados com ferramentras ergonômicas. Somado ao stress cotidiano, os trabalhadores ficam sujeitos às contusões e problemas de saúde, tais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Diante dessa realidade quase onipresente nos escritórios, a Ginástica Laboral surge como um bálsamo comprovadamente eficaz contra esses malefícios. Essa espécie de ginástica é realizada no próprio ambiente de trabalho e tem como intuito enfatizar a importância da educação postural e a prática de atividade física para prevenir lesões musculares e ósseas decorrentes de ações diariamente repetidas.

Um pouco de história

A Ginástica Laboral surgiu como uma necessidade no contexto da intensa industrialização pela qual a Europa passou entre o séculos XIX e XX. Nasceu sob a denominação de “ginástica de pausa para operários”, em 1925, na Polônia.

Em 1928, a Ginástica Laboral chega ao Japão, empregada num primeiro momento entre os trabalhadores de correio (por conta dos movimentos ostensivamente repetidos), e após a Segunda Guerra Mundial foi largamente difundido no país nas gigantescas linhas de montagem. Hoje, 1-3 da população japonesa em atividade a pratica diariamente.

Percebeu-se que a prática da Ginástica Laboral no dia-a-dia das pessoas, evitavam lesões bastante recorrentes e específicas entre os trabalhadores braçais: na coluna cervical (síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico); no ombro (tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso); no punho (tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo); na mão (fascite palmar e miosite dos lumbricais) e inúmeros problemas na coluna, como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros.

Como funciona?

A atividade física proposta na Ginástica Laboral é leve e relaxante, para primeiro amenizar o stress concentrado e a tensão muscular. Não é necessário o uso de qualquer roupa especifica, pois não provoca sudorese ou desconforto em função da sua baixa frequência. Ponto bastante positivo, já que integra e abrange os mais diversos perfis físicos, sem nenhum risco à saúde.

As sessões são compostas de exercícios de alongamento e controle corporal, além de técnicas de respiração e de fortalecimento das estruturas ósseas e musculares não utilizadas no trabalho, que também são vulneráveis às lesões. O tempo da sessão oscila entre 10 a 15 minutos, repetidos diariamente.

A Ginástica Laboral traz tantos benefícios que paira a dúvida: por que ela é tão pouco difundida e aplicada? Basta citar alguns deles para promovê-la: estimula a integração social entre as equipes de trabalho, diminui o sedentarismo, alivia o stress, a ansiedade e alguns sintomas da depressão, melhora o desempenho e o humor do profissional. Além disso, a empresa que oferece atividades aos seus funcionários se destaca no quesito de boa prática corporativa, reconhecida pelos funcionários como uma deferência na relação patrão-empregado.

As lesões ocasionadas pela falta desses cuidados traz ônus e prejuízos a empregadores e empregados. Em caso de lesões, a empresa é responsável legalmente por arcar com os custos de contribuições sociais e contratação de um substituto ao profissional afastado; esse, por sua vez, tem danos à saúde que podem ser crônico e irreversível, diminuindo seu desempenho e sua expectativa de atividade profissional. Portanto, ambientes de trabalho de grande porte, cujos serviços são repetitivos, tais como empresas de call center, serviços de limpeza e conservação (terceirização de serviços), limpeza de empresas sp, entre muitos outros, a Ginástica Laboral é uma forma eficaz de proteger e motivar os funcionários, e ao final todos saem ganhando.